Alimentação infantil: comer bem faz parte do processo de aprendizado

nutricao-infantil

A alimentação infantil é um dos fatores mais importantes da saúde de uma criança. Por isso, precisamos falar sobre esse assunto, já que os hábitos alimentares são um dos principais responsáveis pela qualidade de vida das pessoas. Então, é preciso ter atenção às refeições que são servidas na escolinha do seu filho.

Cada uma delas precisa conter as recomendações nutricionais de acordo com sua idade e tempo que passa na instituição de ensino infantil. Mas não é só isso: a escola também deve criar ações com foco na introdução de novos alimentos. Dessa maneira, os alunos passam a conhecer, manipular e mastigar comidas diferentes.

Neste post, vamos falar um pouco mais sobre a importância da alimentação infantil para o desenvolvimento integral das crianças. Também te daremos algumas dicas de como promover uma alimentação infantil saudável dentro de casa. Confira!

A importância da alimentação infantil saudável no processo de aprendizagem

Especialistas em nutrição infantil indicam que a hora de comer na escolinha deve ser encarada como uma extensão da proposta pedagógica. Para que isso aconteça, é preciso orientar os pequenos de uma maneira lúdica e divertida.

A ideia é permitir que eles tenham autonomia para pensar se o prato deles têm a variação necessária, ou seja, se está bem colorido. Também faz parte do processo de aprendizado despertar a consciência quanto ao desperdício de alimentos.

É imprescindível que as crianças sejam incentivadas a entenderem e fazerem escolhas saudáveis. Para tanto, é preciso contar com um apoio dirigido, de modo que o processo não seja desequilibrado no refeitório da escolinha.

Criança que se alimenta bem cresce saudável

Os pequenos que se alimentam corretamente, crescem mais saudáveis, não só em relação ao desenvolvimento físico, mas também ao social, além de apresentarem um desempenho escolar melhor. O aprendizado é facilitado quando o cérebro do seu filho conta com todos os nutrientes que precisa para executar as atividades mentais.

Na parte física, crianças que estão inseridas em uma rotina de alimentação saudável, e portanto possuem as vitaminas balanceadas no seu corpo, tendem a performar melhor em aulas de educação física e a serem adultos com menos problemas de saúde.

Dicas para promover uma alimentação infantil saudável em casa

Os pais têm papel fundamental na rotina de alimentação saudável dos seus filhos. Conheça algumas dicas de como fazer seu pequeno comer o que é bom para saúde.

Escolha um jeitinho lúdico de falar sobre o tema

Apresente novos alimentos ricos e vitaminas e nutrientes para as crianças com estratégias lúdicas. Por exemplo, invista na apresentação dos vegetais no pratinho, formando desenhos divertidos. Seja criativo!

Dê o exemplo

Pais sabem o quanto crianças são verdadeiros espelhos das atitudes dos adultos. Por isso, você precisa ser o exemplo de uma alimentação saudável. Seu filho estará observando e moldando os hábitos dele de acordo com os seus. Então, coma comida de verdade, ou seja, frutas, legumes e verduras.

Crie o ambiente ideal para as refeições

Tenha horários definidos para as 3 principais refeições do dia e evite que seu filho coma em frente à TV ou olhando o celular. O ideal é criar um ambiente prazeroso, aconchegante, tranquilo e atrativo. Lembre-se que essa é uma ótima oportunidade de estreitar laços familiares.

Convide seu filho para fazer parte do preparo da refeição

Estimule os sentidos do tato e olfato, além do paladar, durante o preparo da comida, convidando seu filho para te ajudar.

Você vai ver a carinha de surpresa e encantamento quando ele ver uma melancia sendo aberta ou ver um bolo que ele ajudou a mexer sendo assado. Essa é uma ótima hora para educá-lo quanto à diferença de alimentos naturais e industrializados.

Dieta não, alimentação infantil saudável sim! Acreditamos em uma alimentação equilibrada e é isso que oferecemos aos nossos alunos.

Temos uma assessoria nutricional comandando todas as refeições e lanchinhos servidos aqui na Green Kids School. O cardápio é cuidadosamente desenvolvido pela nossa nutricionista, que também é responsável pelo treinamento das colaboradoras que preparam os alimentos, pelo controle sanitário e auferição anual de peso e altura dos pequenos.

Criança saudável é criança feliz! Acesse nossas redes sociais e conheça mais dicas sobre o mundo da educação infantil. Estamos no Facebook e no Instagram.