Afinal, o que são habilidades socioemocionais?

Muito se fala sobre o assunto, mas você sabe o que são habilidades socioemocionais? O ensino básico no Brasil engloba três fases: a educação infantil (para crianças com até 5 anos), o ensino fundamental (para estudantes de 6 a 14 anos) e o ensino médio (para alunos de 15 a 17 anos).

Uma das orientações da Base Comum Curricular da Educação Básica estipula que as escolas devem propor atividades que desenvolvam as habilidades socioemocionais. Essa regra começa a valer em 2020.

Por que será que elas são tão importantes, a ponto de se tornarem uma obrigatoriedade nos currículos escolares? Vamos explicar tudo para você neste post. Leia e descubra!

O que são habilidades socioemocionais?

É a capacidade de lidarmos com os nossos sentimentos, que afetam nossas emoções. O desenvolvimento dessas habilidades nos ajuda a viver melhor, a nos relacionarmos melhor com os outros.

As instituições de ensino, cada vez mais, enxergam seus alunos em sua totalidade. Ou seja, com suas particularidades, que são resultados do contexto em que vivem. Durante muito tempo, acreditou-se que essas aptidões eram traços de personalidade. Isto é, se alguém era impulsivo, essa pessoa jamais conseguiria mudar isso.

Porém, hoje em dia, já foi comprovado que as habilidades socioemocionais podem (e devem!) ser desenvolvidas.

Qual a importância do desenvolvimento das habilidades socioemocionais?

O autoconhecimento é fundamental para que sejamos capazes de lidar com os nossos sentimentos. A todo momento, precisamos adequar o que estamos sentindo com a situação e o momento pelos quais estamos passando.

Quando uma pessoa se conhece, ela sabe até onde pode ir. As crianças que não conseguem desenvolver essas competências, tendem a se tornarem adultos com muita dificuldade em se relacionarem com outras pessoas no ambiente de trabalho e em sua vida pessoal.

Quais são as principais habilidades socioemocionais?

O século 21 traz novos desafios, por conta de um mundo que está cada vez mais complexo. Portanto, existem algumas habilidades socioemocionais que ocupam um papel central na base do ensino básico. Veja:

Empatia

É a capacidade de se colocar no lugar do outro. Uma criança que cresce já aprendendo a ter empatia, terá muito mais chances de ser um jovem adulto solidário e justo.

Perseverança

Nem sempre as coisas na vida saem conforme planejamos. Existem pedras no caminho de todo mundo. Por isso, é preciso saber seguir em frente, ainda que nem tudo esteja como imaginamos.

Resolução de problemas

Seja em casa ou no trabalho, com certeza seu filho, no futuro, precisará resolver problemas. Nada melhor do que já aprender isso com atividades lúdicas dentro da escola.

Convivência com a diversidade

As crianças entenderão que o fato de sermos diferentes uns dos outros é o que nos torna tão especiais. Elas serão ensinadas a compreender o que as encantam no outro, o que as incomodam, o que causa medo nelas, entre outros sentimentos.

Trabalho colaborativo

Não importa qual a profissão que seu filho escolherá. É praticamente certo que ele terá que trabalhar em equipe. Mas não há necessidade de aprender isso somente dentro de uma empresa. Já na escola, o trabalho colaborativo deve ser incentivado.

Agora, você já está por dentro do que e quais são as principais habilidades socioemocionais, além da sua importância.

Quer ter acesso a mais conteúdos sobre a vida escolar infantil? Siga-nos em nossas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram!