Rotina Escolar

Routines

Em nossa filosofia escolar, nos valemos dos seguintes autores: Emmi Pikler, Maria Montessori, Loris Malaguzzi via Reggio Emilia, Célestin Freinet, Jean Piaget, John Dewey e Paulo Freire em diálogo com as concepções de infância, de desenvolvimento infantil e de Educação Infantil.

Alguns pilares do cotidiano escolar permeiam todos os momentos de nossa rotina escolar, assim como afirma Freinet & Piaget, a cooperação entre educadoras e turmas (para construir o conhecimento comunitariamente), a comunicação (para formalizá-lo, transmiti-lo e divulgá-lo), a documentação com o chamado livro da vida (para registro diário dos fatos históricos das crianças: portfólio) e a afetividade (como o vínculo entre as educadoras referência e as crianças, e delas com o conhecimento).

Welcome centers

Todos os dias, no início da manhã e da tarde, damos boas-vindas aos nossos alunos com dois ou três cantinhos pedagogicamente preparados, tais como: "Make believe with babies and its stuff, free drawing & cars on the floor".

Como afirma Montessori, o chamado “ambiente preparado” permite que as crianças exercitem a livre escolha, elegendo as atividades que vão realizar.

Snack, Lunch & Dinner time

Todos os dias, temos os momentos de refeição, nos quais os alunos cantam uma música e sentam à mesa com seus amigos e suas professoras para alimentarem-se. Esses momentos são primordiais para promover a autonomia das crianças.

Como afirma Emmi Pikler, quanto maior autonomia e confiança conferida à criança pelos adultos referências de seus cuidados, mais habilidades ela desenvolverá e maior será seu interesse pelas diferentes maneiras de se relacionar com o mundo, seu corpo e com os outros.

Worktime

Este é o momento de muita "mão na massa", no qual aplicamos a metodologia ativa de John Dewey com a proposição e resolução de problemas, prática de motricidade fina e grossa, por meio de propostas de artes e movimento motor.

Como afirma Montessori & Reggio Emilia, todas as crianças têm potencial, são comunicadoras e observadoras. Com o foco nos sentidos, visamos desenvolver diversas habilidades de aprendizagem.

Ao observar, compreender e explorar o mundo através dos sentidos, a criança aprende a classificar, discriminar, avaliar e sequenciar.

Playtime

A brincadeira é um dos principais espaços para a criança se reconhecer, enxergar o outro, se expressar e se desenvolver em diferentes aspectos. Segundo Albert Einstein, "o Brincar é a mais alta forma de pesquisa"! E é isso que nossas crianças fazem ao explorar o "playground”, o "sandpit", a "Green Village”.

Assim como diz Paulo Freire, o ato de conhecer é tão vital como comer ou dormir, não se pode comer ou dormir pelo outro, da mesma forma que o processo de conhecimento deve ser experimentado por cada um dos alunos, de forma livre e ampla.

Circle Time

É neste momento que sentamos em roda, vemos quem está aqui na escola, como está se sentindo, como está o tempo e também o momento que vemos os dias da semana ou os dias do mês.

Além disso, é um dos momentos mais importantes da rotina pedagógica já que é quando cantamos algumas nursery rhymes e apresentamos de forma lúdica o desafio de cada expedição, sendo os alunos protagonistas do seu próprio processo de aprendizagem, como afirma John Dewey.

Rotina Escolar na Green Kids School

Confira um pouco da rotina escolar do K3 durante o 1º semestre de 2022