Rotina Escolar
Routines
Em nossa filosofia escolar, nos valemos dos seguintes autores: Emmi Pikler, Maria Montessori, Loris Malaguzzi via Reggio Emilia, Célestin Freinet, Jean Piaget, John Dewey e Paulo Freire em diálogo com as concepções de infância, de desenvolvimento infantil e de Educação Infantil.
Alguns pilares do cotidiano escolar permeiam todos os momentos de nossa rotina escolar, assim como afirma Freinet & Piaget, a cooperação entre educadoras e turmas (para construir o conhecimento comunitariamente), a comunicação (para formalizá-lo, transmiti-lo e divulgá-lo), a documentação com o chamado livro da vida (para registro diário dos fatos históricos das crianças: portfólio) e a afetividade (como o vínculo entre as educadoras referência e as crianças, e delas com o conhecimento).
Welcome centers
Todos os dias, no início da manhã e da tarde, damos boas-vindas aos nossos alunos com dois ou três cantinhos pedagogicamente preparados, tais como: "Make believe with babies and its stuff, free drawing & cars on the floor".
Como afirma Montessori, o chamado “ambiente preparado” permite que as crianças exercitem a livre escolha, elegendo as atividades que vão realizar.
Snack, Lunch & Dinner time
Todos os dias, temos os momentos de refeição, nos quais os alunos cantam uma música e sentam à mesa com seus amigos e suas professoras para alimentarem-se. Esses momentos são primordiais para promover a autonomia das crianças.
Como afirma Emmi Pikler, quanto maior autonomia e confiança conferida à criança pelos adultos referências de seus cuidados, mais habilidades ela desenvolverá e maior será seu interesse pelas diferentes maneiras de se relacionar com o mundo, seu corpo e com os outros.
Worktime
Este é o momento de muita "mão na massa", no qual aplicamos a metodologia ativa de John Dewey com a proposição e resolução de problemas, prática de motricidade fina e grossa, por meio de propostas de artes e movimento motor.
Como afirma Montessori & Reggio Emilia, todas as crianças têm potencial, são comunicadoras e observadoras. Com o foco nos sentidos, visamos desenvolver diversas habilidades de aprendizagem.
Ao observar, compreender e explorar o mundo através dos sentidos, a criança aprende a classificar, discriminar, avaliar e sequenciar.
Playtime
A brincadeira é um dos principais espaços para a criança se reconhecer, enxergar o outro, se expressar e se desenvolver em diferentes aspectos. Segundo Albert Einstein, "o Brincar é a mais alta forma de pesquisa"! E é isso que nossas crianças fazem ao explorar o "playground”, o "sandpit", a "Green Village”.
Assim como diz Paulo Freire, o ato de conhecer é tão vital como comer ou dormir, não se pode comer ou dormir pelo outro, da mesma forma que o processo de conhecimento deve ser experimentado por cada um dos alunos, de forma livre e ampla.
Circle Time
É neste momento que sentamos em roda, vemos quem está aqui na escola, como está se sentindo, como está o tempo e também o momento que vemos os dias da semana ou os dias do mês.
Além disso, é um dos momentos mais importantes da rotina pedagógica já que é quando cantamos algumas nursery rhymes e apresentamos de forma lúdica o desafio de cada expedição, sendo os alunos protagonistas do seu próprio processo de aprendizagem, como afirma John Dewey.