A educação bilíngue definitivamente está em alta no Brasil. Isso porque cada vez mais pais têm consciência da importância do aprendizado de um novo idioma para o futuro das crianças. Além do mais, já explicamos aqui o fenômeno chamado de Janela de Oportunidades, que torna o processo de aquisição da língua estrangeira mais fácil e natural.
Dito isso, chegou a hora de falarmos a respeito das principais vantagens que a educação infantil bilíngue representa para os alunos. Afinal de contas, o bilinguismo é um estímulo poderoso no desenvolvimento cognitivo e memória dos pequenos, por exemplo.
Continue sua leitura e conheça 6 benefícios da educação bilíngue para as crianças.
1. Desenvolvimento cognitivo
Um aluno que aprende inglês ainda quando pequeno, ou qualquer outro idioma que não seja a sua língua materna, tende a ter um desempenho melhor em atividades que acionam a criatividade.
Isso também acontece em situações que demandam a resolução de problemas e até mesmo a compreensão de estruturas gramaticais um pouco mais elaboradas em português.
Fato é que o estudante bilíngue costuma se sair melhor na hora de elaborar uma redação, na leitura e até mesmo em matérias do campo de exatas, como matemática.
2. Melhora a memória
Já foi comprovado cientificamente que ser bilíngue é um grande estímulo para a memória das crianças. E isso acontece inclusive em contextos não verbais, quando os pequenos recapitulam determinadas cenas e imagens.
Tem mais: quem é bilíngue ainda tem a vantagem de retardar o aparecimento de doenças degenerativas que prejudicam a memória, como é o caso do Alzheimer, em comparação às pessoas que só falam um único idioma.
3. Mais empatia cultural
Uma escola infantil com proposta realmente bilíngue inclui em sua metodologia pedagógica elementos da cultura da outra nação originária do segundo idioma que está sendo ensinado aos alunos.
Portanto, desde pequenos eles aprendem sobre os costumes de outro país. Isso faz com que essas crianças possam entender melhor o conceito de diversidade cultural. Essa familiaridade também tende a aumentar a empatia por outros povos.
4. Mais oportunidades de trabalho
Entrando agora no ensino bilíngue em inglês especificamente, mesmo porque esse é o idioma tido como língua universal, ser fluente abre muitas portas no mercado de trabalho.
Basta analisar os profissionais que estão ocupando cargos no alto escalão das empresas, para perceber que quem está lá têm salários melhores do que quem só fala português.
5. Mais segurança ao se relacionar
Para termos relacionamentos interpessoais – sejam eles no ambiente corporativo, familiar ou pessoal – bem-sucedidos, precisamos ter habilidades de comunicação. Quando a criança é educada em uma escola bilíngue, ela ganha fluência no segundo idioma.
Isso faz com que se sinta segura ainda criança, e ao longo de toda sua vida, para engajar em interações em inglês. Ser bilíngue é ter mais autoconfiança e mais facilidade nos relacionamentos em geral.
6. Visão de mundo expandida
Ser bilíngue de verdade, ainda mais quando o idioma é inglês, sempre ajuda quando resolvemos viajar internacionalmente. Não importa se a viagem é a trabalho ou lazer, falar inglês deixa tudo mais prático.
Além do mais, a troca de ideias com outras pessoas que só falam inglês é muito mais rica do que quando traduzida. Afinal, as expressões e termos de uma língua nem sempre podem ser traduzidas de modo a expressarem exatamente o mesmo sentido.
E isso vale não só para viagens, mas também para livros, filmes, músicas e muito mais, que também são canais de aprendizado para uma visão de mundo mais expandida.
Quer saber mais sobre educação bilíngue? Aqui falamos sobre bilinguismo e explicamos porque aprender inglês na infância é mais rápido.