A rotina escolar na educação infantil é fundamental para termos um ambiente tranquilo, pois a repetição das atividades proporciona segurança e estabilidade aos pequenos. Isso porque a repetição, ou seja, saber o que vai acontecer no dia ajuda a diminuir a ansiedade dos alunos.
Porém, esse pode ser um desafio para os adultos, que por vezes consideram ruim quando algo é feito repetidamente dia após dia. Só que precisamos sempre ter em mente que a criança desenvolve sua autonomia por meio de rotinas dentro e fora da escola.
Então, essa leitura é um convite aos papais, mamães e cuidadores para compreenderem a importância da rotina na educação infantil. Além disso, vamos abordar quais são as atividades da rotina escolar aqui na Green Kids School. Confira!
A rotina escolar na educação infantil tem que ser rígida?
Quando falamos sobre rotina na educação infantil, não estamos querendo dizer que o dia a dia na escola é super rígido e inflexível. A rotina no jardim da infância é adequada ao ritmo de cada turma e, por vezes, vai sendo modificada e inovada de acordo com as necessidades durante o ano letivo.
É claro que toda rotina escolar tem uma base pedagógica a ser seguida, com o intuito de possibilitar aos pequenos a orientação na relação espaço/tempo.
São muitas as atividades que estimulam o desenvolvimento das crianças na educação infantil dentro da rotina escolar, como a alimentação, a hora da escovação dos dentes, a escolha do ajudante do dia, entre outras.
Como funciona a rotina escolar na Green Kids School?
As part of our school philosophy, we use the following authors: Emmi Pikler, Maria Montessori, Loris Malaguzzi via Reggio Emilia, Célestin Freinet, Jean Piaget, John Dewey and Paulo Freire in dialogue with the conceptions of childhood, child development and Early Childhood Education.
Alguns pilares do cotidiano escolar permeiam todos os momentos de nossa rotina escolar, assim como afirma Freinet & Piaget:
- a cooperação entre educadoras e turmas para construir o conhecimento comunitariamente;
- a comunicação para formalizá-lo, transmiti-lo e divulgá-lo;
- a documentação com o chamado livro da vida para registro diário dos fatos históricos das crianças: portfólio;
- a afetividade como o vínculo entre as educadoras referência e as crianças, e delas com o conhecimento.
Vejamos quais são as atividades base da rotina escolar na Green Kids School.
Welcome centers
Todos os dias, no início da manhã e da tarde, damos boas-vindas aos nossos alunos com dois ou três cantinhos pedagogicamente preparados, tais como: “Make believe with babies and its stuff, free drawing & cars on the floor”.
As Montessori states, the so-called "prepared environment" allows children to exercise free choice, electing the activities they will perform.
Snack, Lunch & Dinner time
Todos os dias, temos os momentos de refeição, nos quais os alunos cantam uma música e sentam à mesa com seus amigos e suas professoras para alimentarem-se. Esses momentos são primordiais para promover a autonomia das crianças.
As Emmi Pikler states, the more autonomy and confidence the adults in charge of the child's care give him or her, the more skills the child will develop and the more interest he or she will have in different ways of relating to the world, his or her body, and others.
Worktime
Este é o momento de muita “mão na massa”, no qual aplicamos a metodologia ativa de John Dewey com a proposição e resolução de problemas, prática de motricidade fina e grossa, por meio de propostas de artes e movimento motor.
Como afirma Montessori & Reggio Emilia, todas as crianças têm potencial, são comunicadoras e observadoras. Com o foco nos sentidos, visamos desenvolver diversas habilidades de aprendizagem.
By observing, understanding, and exploring the world through the senses, the child learns to classify, discriminate, evaluate, and order.
Playtime
A brincadeira é um dos principais espaços para a criança se reconhecer, enxergar o outro, se expressar e se desenvolver em diferentes aspectos. Segundo Albert Einstein, “o Brincar é a mais alta forma de pesquisa”! E é isso que nossas crianças fazem ao explorar o “playground”, o “sandpit”, a “Green Village”.
Just as Paulo Freire says, the act of knowing is as vital as eating or sleeping, one cannot eat or sleep for the other, just as the process of knowledge must be experienced by each of the students, freely and widely.
Circle Time
Durante o Circle Time, sentamos em roda, vemos quem está aqui na escola, como está se sentindo, como está o tempo e também o momento que vemos os dias da semana ou os dias do mês.
Moreover, it is one of the most important moments of the pedagogical routine since it is when we sing some nursery rhymes and present in a playful way the challenge of each expedition, with the students being the protagonists of their own learning process, as John Dewey states.
Agora que você já conhece nossa rotina escolar, continue sua leitura e saiba mais sobre a nossa proposta pedagógica.