Se você é pai ou mãe de uma criança em idade pré-escolar, provavelmente já ouviu falar da expressão “terrible two”, também conhecida como crise dos dois anos. Mas o que exatamente é essa fase e por que ela é conhecida dessa forma?
Quando os pais ouvem falar sobre o “terrible two”, logo se lembram de birras, choros e comportamentos desafiadores dos seus filhos pequenos. No entanto, o “terrible two” é mais do que isso. Trata-se de uma fase importante e necessária do desenvolvimento infantil.
Neste blog post, vamos explorar o que é o “terrible two”, como ele afeta o comportamento das crianças nessa idade e como pais, mães e cuidadores podem passar a ter uma nova visão dessa fase fundamental na vida dos pequenos. Confira!
O que é o “terrible two”?
O “terrible two” é um termo utilizado para descrever a fase da primeira infância, que ocorre geralmente entre os 18 meses e 3 anos de idade, quando as crianças começam a desenvolver sua independência e personalidade.
O termo “terrible two” se refere a essa fase como uma época difícil para os pais, que muitas vezes têm dificuldade em lidar com o comportamento desafiador de seus filhos.
As crianças nessa fase começam a se expressar mais e a buscar mais autonomia, mas ainda não têm habilidades emocionais e sociais totalmente desenvolvidas, o que pode resultar em comportamentos mais impulsivos e emocionais.
Quais são os comportamentos típicos durante o “terrible two”?
Durante o “terrible two”, as crianças também podem demonstrar uma maior resistência às regras e limites impostos pelos pais, o que pode tornar o processo de disciplina mais desafiador.
É importante lembrar que esses comportamentos são normais e fazem parte do processo natural de desenvolvimento da criança. À medida que as crianças adquirem mais habilidades socioemocionais e cognitivas, elas tendem a superar esses comportamentos desafiadores.
Embora o “terrible two” possa ser um período estressante para os pais, também é uma fase importante de desenvolvimento para a criança. Nessa fase, as crianças começam a descobrir o mundo ao seu redor, a aprender a se comunicar e a desenvolver sua personalidade única.
Com o apoio e orientação adequados dos pais e cuidadores, os comportamentos desafiadores podem ser enfrentados de forma eficaz e a fase do “terrible two” pode ser uma época emocionante e gratificante para todas as partes envolvidas.
Quais são os novos termos também usados para falar sobre o “terrible two”?
Nos últimos anos, tem havido uma tendência entre alguns especialistas e pais de substituir o termo “terrible two” por expressões mais positivas e otimistas, como “terrific two” ou “thrilling two”.
A ideia por trás desses novos termos é trazer uma nova perspectiva para essa fase da primeira infância.
O uso de termos mais positivos e encorajadores, como “terrific two” ou “thrilling two”, tem o intuito de destacar as muitas mudanças benéficas que ocorrem na vida da criança durante esse período.
Com a aquisição de novas habilidades motoras, cognitivas e emocionais, a fase dos 2 anos pode ser um momento de grande alegria, descobertas e crescimento para as crianças.
Além disso, a substituição do termo “terrible two” por termos mais amigáveis também pode ajudar os pais a adotar uma atitude mais positiva em relação a essa fase e a encarar os desafios de forma mais construtiva.
Em vez de se sentirem frustrados e sobrecarregados com o comportamento de seus filhos, os pais podem se concentrar em apreciar as muitas boas mudanças que ocorrem na vida da criança durante este período.
Embora ainda haja quem prefira o termo “terrible two”, é importante lembrar que a escolha do termo é uma questão de preferência pessoal. O mais importante é reconhecer que a fase da crise dos 2 anos é uma etapa de grande desenvolvimento e aprendizado para as crianças, que pode ser desafiadora, mas também extremamente gratificante.
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