Você provavelmente já notou que as escolas bilíngues com programas de imersão em inglês estão sendo cada vez mais procuradas pelos pais durante a primeira infância dos filhos. Fato é que a educação infantil bilíngue está cada vez mais difundida no Brasil (e no mundo).
Mas antes de falarmos a respeito do porquê essa escolha cresce ano a ano, cabe aqui definirmos o conceito do que vem a ser uma escola bilíngue de verdade. Isso porque, hoje em dia, muitas instituições de ensino dizem ter um programa bilíngue.
Como saber se o bilinguismo está realmente na proposta pedagógica da escola? Por quais razões os pais têm dado preferência ao ensino bilíngue para suas crianças? Continue sua leitura e descubra!
Como saber se uma escola é bilíngue de verdade?
Para reconhecer uma escola como bilíngue de verdade, o primeiro passo é saber se essa instituição de ensino tem como escolha pedagógica o inglês por imersão. A imersão em inglês é quando o aluno passa o dia realmente vivendo o idioma.
Ou seja, uma escola infantil bilíngue com inglês por imersão é aquela que insere a língua inglesa na rotina das crianças naturalmente. Isso é feito nas atividades do dia a dia escolar.
Assim, os pequenos não precisam pensar para se expressarem em inglês, pois aprendem a raciocinar na segunda língua como nativos.
Portanto, uma escola que apenas oferece uma carga horária estendida em inglês não pode ser considerada uma escola bilíngue de verdade.
Bilinguismo definitivamente não é repetição, não é apenas a recreação em inglês, parcerias com escolas de idiomas e muito menos tradução de conteúdo.
O ensino bilíngue vai muito além disso, pois a imersão em inglês é o que insere o idioma em diferentes contextos.
Por que tantos pais estão escolhendo a imersão em inglês na primeira infância dos filhos?
Porque educadores e pais estão cada vez mais conscientes de todos os benefícios que as crianças experimentam quando têm o privilégio de frequentarem uma escola bilíngue na primeira infância.
Se você fizer uma pesquisa bem rápida na internet, com certeza, facilmente encontrará vários estudos e artigos acerca do assunto.
Todos eles são unânimes em apresentarem as vantagens do bilinguismo sobre o cérebro em desenvolvimento, particularmente se as crianças começam antes dos 6 anos – quanto mais cedo, melhor e mais fácil aprender inglês!
Dar à sua criança a chance de dominar naturalmente um segundo idioma na primeira infância faz total sentido, pois o inglês por imersão é um processo natural e sem esforço para ela.
Mais tarde na vida, quando a criança ingressar no ensino fundamental, a história será totalmente diferente. Ser fluente em inglês geralmente exigirá horas de estudo aprendendo estruturas gramaticais e vocabulário.
O cérebro aprende a linguagem de maneira diferente com o passar dos anos. Aliás, se você aprendeu inglês (ou qualquer outro idioma) na adolescência ou na idade adulta, apostamos que houve muito esforço envolvido nesse processo, não é mesmo?
E, o pior de tudo, é bastante comum que essa dificuldade na aprendizagem crie gatilhos mentais que reconheçam o ato de adquirir conhecimento em outro idioma como algo chato, trabalhoso, custoso, pesado, cansativo e complicado.
Sorte das crianças que têm a oportunidade de estudar em uma escola bilíngue com imersão em inglês desde a primeira infância!
Quer saber mais sobre o bilinguismo? Confira 7 mitos e verdades a respeito da educação bilíngue segundo a neurociência.